Louca - Chloé Esposito

sexta-feira, 17 de novembro de 2017
Ano: 2017
Páginas: 360
Editora: Globo Livros

Sinopse: A vida de Alvie Knightly está um caos: odeia o seu emprego, sua vida amorosa não lhe empolga mais e ela passa a maior parte do dia bêbada. A existência de Alvie parece exatamente o oposto da de sua gêmea idêntica, a perfeita, Beth. Enquanto ela passa a maior parte do tempo stalkeando os outros nas mídias sociais, come kebabs no café da manhã e sua companhia mais constante é o seu vibrador, Beth casou-se com um italiano atraente e podre de rico, tem um belo bebê e sempre foi a favorita da família. Depois de ser demitida e jogada na rua pelos colegas de apartamento, Alvie viaja à Sicília e, assim que chega, Beth pede para trocar de lugar com ela por apenas algumas horas para que ter algumas horas só para si, sem as cobranças do marido e a responsabilidade com o bebê. Alvie se anima com a chance de assumir a existência magnífica da irmã, mesmo que só por pouco tempo. Mas quando a noite termina com Beth morta no fundo da piscina, Alvie percebe que esta é a chance de mudar sua vida. Ela é louca, má, perigosa — e irresistível.

Já faz um tempo que eu deveria ter lido esse livro e postado a resenha aqui, afinal foi o meu último pedido da parceria com a editora Globo. Porém, antes tarde do que nunca, né? haha

Eu não sabia o que esperar quando comecei a leitura, porque não li nenhuma resenha desse livro. Só sabia que a personagem principal seria nossa vilã e pelos comentários na capa, eu não tinha lido nada parecido. Desnecessário dizer que estava animada, né? Uma capa dessas, elogios e esse título... Só podia dar certo!


Alvina e Beth são irmãs gêmeas. Porém, tudo o que elas tem em comum é a aparência.

Alvie mora em Londres, em um lugar imundo, não tem dinheiro, divide o apartamento com pessoas horríveis, bebe muito, se droga eventualmente e acabou de perder o emprego. Podemos dizer que sua vida está cada vez mais indo para o buraco. Já Beth é escritora de sucesso, rica, se casou com um italiano, mora na Sicília e acabou de ter um filho. Sua vida é perfeita e, vamos falar a verdade, Alvie morre de inveja.

Quando Beth praticamente implora para que sua irmã vá visita-la na Itália, Alvie é “despejada” do apartamento em que estava morando. Ou seja, o que ela teria a perder, né? Aproveitando a primeira classe do avião, Alvie não imaginava que Beth pediria para que elas trocassem de lugar por um dia. Ela acaba aceitando mais por inveja e por querer usar as coisas caras de sua irmã do que por querer ajuda-la.

Só que quando sua irmã volta muito mais tarde que o combinado e bêbada, a discussão começa, as coisas ficam mais quentes e Beth morre na piscina de sua casa. Alvina começa a entender as consequências daquilo e assume o lugar de Beth no mundo. Aos poucos, ela vai conhecendo melhor o homem por quem ela se apaixonou um dia e todo o universo em que sua irmã vivia.


Não. Acredite. Na. Capa.

Ao contrário do que eu pensei, esse livro passa muito longe de ser um chick-lit. Mas muito mesmo! Na verdade, ele trata de uma personagem sociopata. Alvina é realmente louca, má, totalmente desequilibrada e muito manipuladora. Ela consegue manipular até o leitor em alguns momentos. Ela te faz ter dó dela por conta de alguns problemas do passado, mas aos poucos você vai vendo que não é bem assim. Aliás, nenhum personagem desse livro é normal ou pode ser considerado bom. Nem só um pouquinho... Tá bom, o bebê, Ernesto, é o único puro e que é bom. De resto? Ninguém!

Eu terminei a leitura e não sei o que pensar sobre ele.

A verdade é que não é um livro pra qualquer um. Ele tem muito humor negro, drogas, cenas de sexo cru (não aquele romantizado e lindo que vemos nos NA e eróticos) e muita maldade. Os personagens são nojentos em vários sentidos e não é nada fácil gostar de Alvina. Apesar de ser louca, ela é burra e algumas passagens em que isso é reforçado, me irritaram profundamente. Eu passei a maior parte do livro tentando entender que raios estava acontecendo ali. Juro.

O ponto muito positivo desse livro é a escrita da autora. Chloé Esposito é sensacional.

Se não fosse pela escrita dela, eu não sei se teria terminado a leitura. Apesar de no começo as coisas serem um pouco paradas, aos poucos vai ficando cada vez mais louco haha e é a narrativa que nos faz querer continuar para ver no que vai dar. Nem tanto por Alvina, porque no meio do caminho eu já nem ligava mais se ela morresse ou não, mas pela trama em si.


Porém, tirando isso, eu não vejo muitas coisas positivas não.
Claro, na parte da diagramação eu não posso reclamar. O livro não tem nenhuma gracinha ou desenho fofinho, mas tem fonte boa, espaçamento legal e é ótimo para uma leitura rápida.

Louca é aquele tipo de livro que ou você ama ou odeia. Não existe meio termo. Confesso que não sabia que se tratava de uma trilogia e quando descobri fiquei na dúvida se leria ou não o restante. Para ser sincera, fiquei um pouco curiosa para saber no que vai dar, mas não o suficiente para ficar desesperada atrás da continuação. Se der pra ler, ok. Se não der, ok também.

Eu nem vou falar que recomendo ou que não recomendo. A leitura ser boa vai depender de cada um e do momento da sua vida. Pode ser que você leia e me chame de louca (tum-tss) por não ter gostado tanto do livro ou pode ler e concordar com todos os pontos que eu escrevi aqui. Então fica pelo critério de cada um.

Se você já leu, por favor, deixe seu comentário me dizendo o que achou! Preciso muito saber de outras opiniões hahaha e se não leram, me contem se pretendem ler. Beijinhos!



Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
11 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

11 comentários:

  1. Oi Mari!
    Eu queria muito ler esse livro, mas sua resenha já não é a primeira negativa que leio, então acho que vou adiar, viu? rs
    Beijos
    http://estante-da-ale.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari, tudo bem?

    Eu nunca tinha lido uma resenha desse livro, parece que a história combina com o título hehehehehehe confesso que fico na dúvida se leio ou não rsrsrsrs

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari. Fiquei assustada com sua resenha, me lembrou até a novela Sortilégio, que tem duas irmãs gêmeas: uma em coma por causa das drogas e outra humilde e pobrezinha. Eu detesto vilãs, não do estilo Disney, mas que gostam de fazer mal para os outros porque simplesmente podem ou querem algo em troca, e tenho certeza que não leria a obra.
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com/

    ResponderExcluir
  4. Oi Mari,

    Parece ser um livro de se gosta ou não gosta mesmo.
    Confesso que a história não me chamou tanta atenção a ponto de ler, mas foi bom conhecer um pouco do livro.

    Bjs e um bom fim de semana!
    Diário dos Livros
    Siga o Instagram

    ResponderExcluir
  5. Eita, pela sua resenha, o livro é muito diferente do que imaginei, mas muito mais interessante também.

    ResponderExcluir
  6. Oie
    Fiquei surpresa agora com este enredo, esperava uma história tipo engraçada. Apesar das suas ressalvas eu fiquei até curiosa pelo livro, mas não sei se o leria.

    Beijinhos
    https://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Mal vi esse livro fiquei logo interessado, tenho-o em ebook e estava com muita curiosidade para o ler, mesmo você não tendo gostado, estou curioso, ainda mais que há continuação :)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  8. Oi
    nunca tinha visto nada do livro, confesso que mesmo você não tendo gostado muito dele, fiquei com uma pontinha de curiosidade, pelo que falou a capa engana mesmo.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Não conhecia o livro, mas fiquei super curiosa pra ler pelo que você falou!!
    Acho esses livros assim que dividem opiniões bem interessantes de serem lidos, porém acho que no fundo não ia me dar bem com ele não hahha mas a curiosidade tá aqui!

    Beijoss
    Próxima Primavera

    ResponderExcluir
  10. Oi Mari, tudo bem?
    Várias pessoas já me falaram desse livro, mas ainda não conferi
    Blog Entrelinhas

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo