Without Merit - Colleen Hoover

domingo, 22 de outubro de 2017
Ano: 2017
Páginas: 384
Editora: Atria Books


Sinopse: “Not every mistake deserves a consequence. Sometimes the only thing it deserves is forgiveness.”The Voss family is anything but normal. They live in a repurposed church, newly baptized Dollar Voss. The once cancer-stricken mother lives in the basement, the father is married to the mother’s former nurse, the little half-brother isn’t allowed to do or eat anything fun, and the eldest siblings are irritatingly perfect. Then, there’s Merit.
Merit Voss collects trophies she hasn’t earned and secrets her family forces her to keep. While browsing the local antiques shop for her next trophy, she finds Sagan. His wit and unapologetic idealism disarm and spark renewed life into her—until she discovers that he’s completely unavailable. Merit retreats deeper into herself, watching her family from the sidelines, when she learns a secret that no trophy in the world can fix.
Fed up with the lies, Merit decides to shatter the happy family illusion that she’s never been a part of before leaving them behind for good. When her escape plan fails, Merit is forced to deal with the staggering consequences of telling the truth and losing the one boy she loves.
Poignant and powerful, Without Merit explores the layers of lies that tie a family together and the power of love and truth.

Antes de qualquer coisa, preciso de alguns minutos para respirar fundo e dizer que essa resenha demoraria muuuito mais para acontecer se não fosse por essa blogosfera – obrigada de coração, Lu <3.

É ridículo dizer que eu queria ler esse livro, né? Afinal, estamos falando de CoHo! Eu não li a sinopse e estava esperando ser destruída e ficar com o coração e mente desgraçados quando chegasse na última palavra. Quem gosta dos livros dela, sabe que a carga emocional normalmente é bem forte... Bom, eu não vou ficar enrolando muito pra explicar o que acontece nesse livro.

Ah, de todos os livros dela, só não consegui ler Too Late, porque não acho em lugar nenhum (se alguém quiser me ajudar nisso, serei eternamente grata)! Mas você pode encontrar as resenhas dos outros aqui: Métrica, Pausa, Essa Garota (Série Slammed) / O Lado Feio do Amor / Novembro, 9 / Confess / Um Caso Perdido, Sem Esperança, Em Busca de Cinderela (Série Hopeless) / Talvez Um Dia, Maybe Not / Never Never, Never Never: part 2, Never Never: part 3.

Merit Voss tem a família mais bagunçada de todas!
Em sua casa moram sete pessoas: ela, Honor (sua irmã gêmea), Utah (seu irmão), Moby (seu meio-imão), Victória (sua madrasta), Vicki (sua mãe) e Barnaby (seu pai). Pois é. Você achou que sua família fosse complicada? É porque não conheceu essa ainda.


Além disso, eles moram em uma igreja reutilizada. A mãe, curada do câncer, mora no porão. O pai se apaixonou, casou e teve um filho com a antiga enfermeira da sua mãe. O meio-irmão não pode comer nada gostoso e nem se divertir. Seus irmãos são perfeitos e amigos um do outro. E no meio disso tudo, separada em um canto bem distante, está Merit.

A forma como sua família funciona é bem louca. Todos brigam e discutem o tempo inteiro. Um culpando o outro por problemas aleatórios. Para conseguir fugir dos problemas, ela coleciona troféus que não ganhou. Ela sempre compra um novo quando alguma coisa ruim acontece ou quando alguém a deixa chateada. Sua estante vai ficando cada vez mais cheia ao decorrer dos dias e quando um novo troféu precisa ser comprado, as coisas mudam para ela.
"Se minha vida fosse um filme de terror, eu seria a primeira a morrer."
Enquanto o troféu que ela mais queria acaba ficando para trás, uma nova porta se abre quando ela conhece Sagan. Porém, ela logo descobre que ele é proibido para ela. Totalmente proibido. Infelizmente, muito proibido. Talvez, esse tenha sido a última gota que faltava para que ela afundasse. Ela se esconde ainda mais dentro de si mesma, levando consigo vários segredos.

Segredos de seu pai, sua mãe, seu irmão, sua irmã... Até mesmo de Sagan. Como uma pessoa pode sobreviver guardando para si uma quantidade tão grande de segredos? Ela observa sua família pouco convencional de longe. Sem se aproximar demais, percebendo que praticamente ninguém ali sente sua falta ou percebe o quanto ela se distanciou de todos.
"Eu nunca rezei para ter um derrame antes, mas eu estou rezando com todas as forças para que Deus me derrube morta nesse instante."
Com o peso de seus segredos, ela decide fugir. Ela precisa fugir. Mas talvez sua forma de fugir dessa família e desses segredos não seja a melhor maneira. Agora, Merit precisa enfrentar as consequências de suas ações e consertar sua vida, começando por ela mesma.


Quem me conhece só um pouco, sabe que eu sou apaixonada nos livros da CoHo. Eu já li quase todos e praticamente chorei – real – quando comecei a leitura desse livro. Eu gosto da forma como ela pega um tema forte e pesado e o transforma em algo que seja do entendimento de todos. Quem ler Without Merit vai se deparar não com um romance, mas com uma trama envolvendo uma garota e a depressão. E sua escrita faz isso de uma forma suave e que nos faz entender o que é a depressão. Como ela começa, como ela pode ser e como identificar pode ser complicado até para a pessoa que tem os sintomas.

Eu achei esse o livro mais diferente dela. Todos os outros levavam o romance em primeiro plano. O romance aqui existe, mas em uma escala muito menor. E é totalmente compreensível. Conforme eu fui lendo, fui entrando na mente de Merit e fui entendendo que havia coisas mais importantes para serem discutidas. Além da depressão, sua família tem enormes problemas de comunicação. Um grita daqui o outro grita dali e ninguém resolve nada. São problemas legais de serem discutidos.

Eu sou bem chata com tipos de narração e não gosto muito quando o livro possui poucos diálogos. Porém, estamos falando da rainha CoHo – resto nadinha -, porque quando chegou na metade do livro que eu percebi como havia pouca interação da personagem principal com o restante deles. Apesar de não ser do meu gosto, não foi um ponto que me incomodou ou chamou atenção. Na verdade, foi fundamental para entender o que se passava na cabeça de Merit.
"Ela odeia quando eu visto Jesus. Ela diz que é um sacrilégio e desrespeitoso. Eu discordo. Seria desrespeitoso se o real Jesus Cristo estivesse na nossa sala de estar e eu forçasse ele a trocar de roupas toda hora."
Apesar de ter sido o que eu menos gostei de seus livros, eu ainda me impressiono com a capacidade de escrita da autora. Ao todo, são nove personagens “principais”. Cada um deles foi desenvolvido de forma simples e característica. Cada um deles tem sua importância e sua papel dentro da trama. Imagino a dificuldade de conduzir nove personagens de uma vez, que se misturam o tempo inteiro. A diversidade dentro daquela casa/igreja é maravilhosa. Sem falar que Sagan é um artista e faz diversos desenhos para Merit <3 Adoro quando podemos conhecer um pouco mais deles.


Eu gostei bastante do livro e li muito rápido. Não foi meu preferido, mas eu gostei de verdade. O que me incomodou foi que terminei o livro sentindo que alguma coisa estava faltando. Não sei explicar muito bem o que, mas eu fiquei esperando alguma coisa que não veio, sabe?

Depois de tudo isso, parece que eu vou dar poucas estrelas ou não indicar, mas é o contrário. Leiam! É um outro lado da CoHo e um assunto importante. É legal sair um pouco do NA que ela vinha seguindo e voltar para o YA com seus temas importantes. Vale a pena! Não deixem de comentar se querem ler ou não. Beijinhos!




Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
10 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

10 comentários:

  1. Oi Mari, tudo bem? Uma vergonha dizer isso, mas nunca li nada da autora, mas meu Deus, é tanto amor por ela no mundo literário que eu preciso conferir. Que bom que mesmo não sendo seu preferido vc gostou!

    Bjs, Mi

    O que tem na nossa estante

    ResponderExcluir
  2. Oi Mari! Amei conhecer esse livro, a capa dele já me encantou. Anotei a dica! ❤

    www.kailagarcia.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Mari!
    Disponha sempre :P
    Realmente o romance foi quase nada e eu gostei bastante disso porque focou mais na condição da Merit.
    Confesso que ri demais em algumas situações, mas em boa parte do livro sofri como o diabo.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mari. Só vi os comentários da Lu no facebook, ri muito com o desespero dela enquanto lia a história. Sou apaixonada pela CoHo, o problema é que atrasei demais as obras dela e não quero recomeçar por essa, acho que tem uma carga emocional grande demais, apesar de todos da CoHo serem assim né? Com toda certeza vou ler, só podia não ser em inglês né kkk
    Beijos
    http://www.leitoraencantada.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Mari!
    Eu acabei de ler uma resenha desse livro no blog Balaio de Babados. E eu fiquei louca pra ler, e depois de reler a sinopse e saber da sua opinião com a obra eu fiquei ainda mais ansiosa.

    Beijoss, Enjoy Books

    ResponderExcluir
  6. Oi Mari!
    É tão bom quando encontramos autores que confiamos a ponto de querer ler todos os seus livros. Acredita que eu ainda não li nenhum da autora? Já li muitos elogios, porém.
    Pena que esse foi o que você menos gostou, mas com nossos autores do coração tem isso...mesmo o livro "menos bom" é muito bom hehe
    Beijos e boa sorte encontrando aquele livro que você nunca encontra.
    Alem da Contracapa

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari,

    Sou super fã dos livros da Colleen também e esse está na minha lista de leitura desde que ela divulgou. Gosto muito do jeito que trata seus livros e o que podemos extrair de lição de vida deles.
    Bjs
    http://diarioelivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oie
    Ainda não conhecia este livro, mas já entrou pra minha lista de leitura, adoro a escrita da autora super envolvente.

    Beijinhos
    http://diariodeincentivoaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Conheço a autora mas nunca li nada dela, mas tenho muita curiosidade. :)

    MRS. MARGOT

    ResponderExcluir
  10. Oi
    pena que esse foi o que menos gostou, já li resenhas super positivas dele e quero muito ler, ainda mais por você achar ele o mais diferente, espero que seja publicado por aqui.

    momentocrivelli.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo