Mentirosos - E. Lockhart

domingo, 18 de setembro de 2016
Ano: 2014
Páginas: 272
Editora: Seguinte



Sinopse: Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.

Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.


BA-BA-DO! E babado grande!


Eu já tinha esse livro digital fazia muuuito tempo, mas estava enrolando pra caramba pra começar a ler. Então fui à nossa querida Bienal e acabei achando ele na promoção e comprei. Li em um dia e passei o resto da semana me perguntando o motivo de eu ter sido tão burra e não ter lido antes. Sério. Me ajudou muito o fato de eu não ter lido nenhuma resenha, sinopse nem nada. Fui de olhos fechados pra estória e me surpreendi muito com o que eu encontrei.

Eu sei, eu estou falando que foi ótimo não ter lido nada antes de ler o livro, mas estou aqui escrevendo a resenha para vocês e querendo que vocês a leiam. Fica um pouco contraditório, mas é impossível eu deixar ele de lado só por causa disso. Afinal de contas, me apaixonei e fiquei chocada com o final. Fui pega de surpresa e custei a acreditar que o final era aquele mesmo. Como vocês podem ver, estou cega de amores pelo livro haha E olha que eu já tive tempo pra pensar melhor e digerir a trama toda...

Cadence é uma Sinclair. Isso deveria ser bom, mas não é tão simples assim. Sua família é perfeita. Ela se porta com perfeição e não há problemas entre eles. Tudo é lindo e perfeito, como se nem fossem de verdade... Ou pelo menos é isso o que tentam passar. Já que seus pais se separaram (seu pai trocou sua mãe por uma garota mais nova) e suas tias também tiveram problemas com os maridos. Nada é perfeito, mas os Sinclair foram treinados para parecer que sim.
"Bem-vindo à bela família Sinclair.
Ninguém é criminoso.
Ninguém é viciado.
Ninguém é um fracasso.
(...)
Somos Sinclair.
Ninguém é carente.
Ninguém erra."
Sua família é riquíssima e mantêm uma tradição todos os anos: todos eles passam as férias de verão na ilha de seus avós. Cada um tem sua casa e esses são os melhores dias para Cadence. É lá onde ela encontra seus primos, Johnny e Mirren, e o amigo Gat, juntos eles se denominaram os Mentirosos, e conseguem viver da forma que querem e que gostam. Bem longe de seus pais, sem ter que fingir aquela perfeição o tempo inteiro.


Durante o verão de seus 15 anos, Cadence finalmente assume que está apaixonada por Gat. Nos anos anteriores, ela já havia percebido que gostava dele, mas não tinha certeza nem coragem de assumir isso. Porém, nesse verão as coisas mudam. Eles se aproximam e ela pretende viver um verão mágico. Aquele vai ser diferente...

Só que as coisas não acontecem como ela imagina. No meio das férias, ela sofre um acidente no mar e bate a cabeça com muita força em uma pedra. O verão é estragado e as consequências são enormes. Cadence perde a memória de tudo o que aconteceu naquele verão e começa a ter dores de cabeça fortíssimas. Um ano se passa e ela não volta para a ilha. Viaja com seu pai, manda e-mails para os primos e se desfaz de grande parte de suas coisas... Afinal, qual o sentido de guardar tudo aquilo quando pessoas precisam mais do que ela? Até que no ano seguinte, dois anos após o acidente, ela consegue convencer a sua mãe e as duas resolvem passar um período das férias com a família.

As coisas ficam estranhas. As pessoas a tratam diferente, a família mudou e ninguém conta nada do que aconteceu no verão dos quinze, já que os médicos disseram que ela ia lembrar das coisas sozinha e ninguém deveria pular esse estágio por ela. Seus primos ficam em uma casa só para eles e é lá onde Cadence passa a maior parte dos dias. Sem contar os que ela passa em sua cama, sofrendo com a dor forte e ingerindo uma grande quantidade de analgésicos.

Foi na ilha onde todo o problema começou e é na ilha onde tudo vai terminar. Aos poucos, Cadence vai se lembrando e percebe que nada é o que parece ser. Sua família, seu acidente, sua vida... Tudo vai mudar e ela vai ter que lidar com problemas muito maiores do que o imaginado.


O livro é pequeno e a estória passa voando, mas eu não contei nada para vocês. Ao longo do livro percebemos que o buraco é mais embaixo e que alguma coisa muito maior nos espera no grande final. Eu tentei desvendar algumas coisas durante a leitura, mas não fui capaz. Claro, a autora foi extremamente inteligente ao ponto de nos dar dicas, mas que não parecessem dicas, sabe?! Não fico escancarado e não te faz duvidar do que você mais precisa duvidar haha É até difícil explicar, mas é genial. Eu me apaixonei.

Talvez eu estivesse esperando alguma coisa mais romantizada, não sei dizer. Eu só não esperava isso haha Sem falar que a forma como a autora usou para escrever, é melhor ainda. Confesso que fiquei um pouco confusa no começo, mas aos poucos os mistérios vão te envolvendo e você nem percebe a forma diferente com que ele narra cada acontecimento. O livro é em primeira pessoa e é na visão de Cadence que aprendemos a interpretar seus medos e problemas. Se a ideia foi nos colocar no lugar dela, ele conseguiu. Além dos problemas amorosos não resolvidos, podemos nos envolver com um problema familiar, pessoal e do preconceito que gira dentro daquela família.

Acho que eu falei demais, mas eu juro que queria colocar muitas outras coisas aqui hahaha Espero que vocês tenham tido a paciência de ler até o final e que tenham se interessado pelo livro. Ele vale a pena e estou recomendando ele pra todo mundo hahaha Me contem aqui nos comentários se já leram ou se pretendem ler, ok? Beijinhos <3



Mari Zavisch
25 anos. Jornalista, amante de livros e fotografia. Harlan Coben é meu amorzinho literário e me apaixono por qualquer personagem de livros ♥
7 Comentários | BLOGGER
Comentários | FACEBOOK

7 comentários:

  1. Oi, Mari. Menina, já estou com uma vontade louca de ler esse livro. Todas as resenhas que leio dizem que é ótimo e eu amo saber que isso envolve mistério. É surreal! Acho que quando o autor consegue nos prender assim é muito difícil fazer com que a gente deixe a leitura. Mais que anotado!
    Beijo, Visite o Leitora Encantada

    ResponderExcluir
  2. Eu estou com esse livro na biblioteca do tablet um bom tempo, mas ainda não comecei a ler. Já faz um tempo que eu quero ler ele, mas estou com medo de não gostar. Porque todos livros que eu leio com alta expectativa eu acabo não gostando.
    Vou esperar um tempo antes de começar, amei a resenha.
    Bjs!

    Refúgio da Ju

    ResponderExcluir
  3. Olá!!
    Gente, que enredo é esse? Não faz o meu gênero, mas fiquei muito curiosa para ler! Vou colocar ele na lista.
    Tô me imaginando no lugar da Cadence, gente, chocada! Tô curiosa com tudooooo <3

    Beijão
    Leitora Cretina

    ResponderExcluir
  4. Oi, Mari!
    Menina, esse livro já foi discutido no clube do livro que participo e olha... a discussão foi acalorada... Muitas opiniões divergentes. Eu não li na época, mas ele ainda está na listinha de futuras leituras.
    Beijos
    Balaio de Babados
    Participe do sorteio de aniversário Balaio de Babados e Postando Trechos
    Participe da promoção 1 Ano de Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  5. Olá, Mari.

    Não leio resenhas sobre este livro, quero muito ler e me surpreender, todo leitor diz que o final é de tirar o folego, vou dar um jeitinho de comprar. Depois venho para ler toda a resenha rsrs.

    Beijos da Camila.
    http://cabinedeleitura.com.br

    ResponderExcluir
  6. A sua resenha me deixou com uma vontade enorme de ler... adoro histórias com bastante mistério, já vi esse livro em livrarias várias vezes, mas nunca havia cogitado levá-lo para casa. Vou incluí-lo quando fizer a minha próxima comprinha de livros! Beijos!
    Colorindo Nuvens

    ResponderExcluir
  7. Oi Mari, tudo bem?
    Moça, eu tive a mesma reação quando li esse livro! Me surpreendeu muuuito mesmo!
    Não imaginava nunca essa história, esse final...É maravilhoso!
    Adorei a sua resenha, parabéns!

    Beijos,
    Ana | Blog Entre Páginas
    www.entrepaginas.com.br
    Participe do SORTEIO DE 1 ANO do Blog!

    ResponderExcluir

 
© Galáxia dos desejos, VERSION: 02 - BLUE FLOREST - janeiro/2016. Todos os direitos reservados.
Criado por: Dear Maidy
Tecnologia do Blogger.
imagem-logo